Acessibilidade

O que ver e fazer em iranduba

O município de Iranduba (distante 19,89 quilômetros de Manaus) receberá grandes empreendimentos nos próximos anos, como por exemplo, o primeiro outlet da região Norte, e também, a Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Na verdade, o município recebeu a primeira grande mudança com a construção da Ponte Rio Negra que possibilitou um fluxo maior de pessoas.

Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer as belezas escondidas em Iranduba

O Nosso Site, te mostra uma lista com alguns lugares que valem a pena visitar. Confira:

Ponte Rio Negro

Para chegar a Iranduba é necessário atravessar a Ponte Rio Negro que por si só já é uma atração turística. Com 3.595 metros de comprimento, ela é a primeira ponte de grandes dimensões construída sobre um rio em solo amazônico é também a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela. Por isso, ao lado do Teatro Amazonas, vem sendo considerada o maior e mais importante monumento arquitetônico do Estado, além de representar um marco na integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM), criada em 2007 com oito municípios amazonenses e cerca de 2 milhões de habitantes.

Parque Ecológico Janauary

 

Um parque localizado a cerca de 20 minutos de lancha rápida de Manaus, ótimo lugar para a observação da natureza e ainda conhecer as famosas Vitorias régias, plantas aquaticas que vivem nos rios de água barrenta. O parque Janauary ainda oferece lindos locais onde se pode navegar por baixo da floresta alagada no periodo de cheia dos rios, este periodo se estende de Fevereiro até Julho.No local também é possivel almoçar em restaurantes flutuantes, ótimo local para a observação da natureza.

Ruinas do Paricatuba

 

 

Batizado como as Ruínas de Paricatuba (palavra que significa local de grande concentração de Paricás, erva alucinógica utilizada nos rituais indígenas), o prédio onde funcionou a cadeia pública do município de Iranduba( localizado a 25km da capital), a primeira escola técnica do Amazonas e, logo após, o internato para portadores de hanseníase do estado é marcado por uma história de abandono e depredação.

Ao longo de anos, a distância dos grandes centros urbanos afastou, aos poucos, o interesse do poder público e, consequentemente, condenou o local ao esquecimento.

É da boca dos jovens guias de Paricatuba que conhecemos a história do local. Eles contam que o prédio foi construído pelo governo do estado para servir como uma grande hospedaria para imigrantes italianos. Foi abandonado logo após a inauguração. Em seguida o local foi administrado por padres espiritanos franceses que fundaram o Liceu de Artes e Ofícios

Que tal aproveitar e visitar a cidade de Iranduba? As origens do município se prendem a Manaus. Com o auge da era da borracha, a capital do estado conheceu época de grande prosperidade na última década do século XIX. Passado esse auge, Manaus experimentou um período de estagnação e até retrocesso.

Com a implantação da Zona Franca e do Distrito Industrial, reativou-se a economia do município, florescendo em sua periferia vários núcleos populacionais, tendo entre eles Iranduba, que sobretudo a partir de 1976, veio recebendo consideráveis melhoramentos urbanos.

Artesanato

Iranduba abriga dois dos principais polos de produção de artesanato: as comunidades dos lagos Janauari e Acajatuba. No primeiro, há vários flutuantes onde diversos artesãos expõem seus trabalhos, entre eles, lindas peças entalhadas em madeira, cocares, pulseiras e brincos. Dos destaques de pulseiras e brincos. O lago possui ainda um restaurante e serviços de guias para receber os visitantes.

Gastronomia

A gastronomia é baseada em peixes de água doce e frutas tropicais, como cupuaçu, tucumã, pupunha e açaí, entre outros. Os turistas saboreiam pratos da cozinha regional caseira em bares e lanchonetes e restaurantes. Outra opção é escolher o peixe diretamente dos rios e viveiros locais.

Os Pratos feitos também por chef’s de cozinha que ate mesmo fazem festivais.

Temos;

Festival Gastronômico Bodó Com Farinha
Festival da Melância
Festival da Manga
Festival das Hortaliças.