Acessibilidade

Bem Vindo a Sáude- SEMSA

 SEMSA

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar; é de sua responsabilidade também planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica afetas à sua competência.

– assessorar e apoiar a organização dos sistemas locais de saúde, acompanhando e avaliando a situação da saúde e da prestação de serviços;

– desenvolver políticas voltadas à saúde, de modo que atenda às necessidades da população;
– prestar serviços de saúde através de unidades especializadas de vigilância sanitária e epidemiológica.

Para garantir a prestação de serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde da população, a Prefeitura de Iranduba conta com servidores qualificados.

É Missão institucional da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): “Gerir o sistema municipal de saúde, observando os princípios e diretrizes do SUS, desenvolvendo, com qualidade e efetividade, ações de vigilância e atenção à saúde da população no município”.
É Visão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): “Tornar-se instituição de excelência na vigilância e atenção à saúde, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população, até o ano de 2020”.
São Valores da Secretaria Municipal de Saúde: Ética, Compromisso, Inovação, Transparência e Humanização. —

Finanças

A Secretaria de Finanças é o órgão responsável por administrar os recursos públicos, por meio do lançamento, controle, cobrança e arrecadação de tributos e taxas municipais. Administra a área financeira e contábil, no que se refere a pagamento, registro e controle dos atos administrativo-financeiros gerados pelo Município e terceiros. Tem como missão institucional prover os meios para o financiamento das ações do Governo Municipal, a partir da arrecadação, gestão e controle de recursos financeiros, visando ao desenvolvimento da cidade e à melhoria da qualidade de vida da população. Para o cumprimento de sua missão, persegue os seguintes valores: prática de justiça fiscal e satisfação dos cidadãos com os serviços prestados, além da valorização e capacitação da equipe, em seus aspectos gerencial, técnico e humano.
O Gabinete da Secretária é composto por unidades responsáveis pelo auxílio das atividades do Secretário Municipal de Finanças no exercício de suas atribuições.

O Secretário possui uma ampla relação de atribuições, sendo as de planejar, dirigir, coordenar, orientar a execução, acompanhar e avaliar as atividades das unidades integrantes da estrutura da Secretaria Municipal de Finanças; assessorar o Prefeito em assuntos de sua competência; exercer as atribuições que lhe forem expressamente delegadas; atender às solicitações oriundas do Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacias de Polícia e demais órgãos da Administração Direta e Indireta da União, Estados, Municípios e Distrito Federal; praticar os demais atos necessários ao cumprimento das competências e à consecução dos objetivos, metas e finalidades da Secretaria Municipal de Finanças.

Além da Tecnologia da Informação que é interligada a Secretaria, tem como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas, e estão ligadas a tantas áreas que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.

É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo.

A tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação.

TI refere-se, de modo geral, à coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, inclusive a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização, a TI é uma grande força nas áreas de finanças.

Compete à Secretaria de Finanças:
Realizar os programas financeiros;
Elaborar de proposta orçamentária;
Controlar os gastos em conformidade com o orçamento;
Controlar o processamento contábil de receita e da despesa;
Controlar a aplicação das Leis Fiscais e todas as atividades relativas a lançamentos de tributos e arrecadação de receitas do Município;
Controlar a Fiscaliza…

: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Surgiu para promover a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, coordenando e integrando atividades ligadas à defesa do meio ambiente.

A secretaria também é responsável por executar as atividades relacionadas ao licenciamento e à fiscalização ambiental, além de promover ações de educação ambiental, normatização, controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Na atualidade, o termo desenvolvimento sustentável é citado com frequência pelo governo empresas e pela própria sociedade. Compreender a origem desse termo e o mais recente debate deste assunto envolvendo indicadores de sustentabilidade é importante para uma noção ampla de tudo aquilo que o envolve. A trajetória teórica do conceito desenvolvimento econômica, por um lado, e a evolução da preocupação envolvendo a relação da economia com o meio ambiente ao longo dos últimos séculos, pelo outro, constituem a base sobre a qual se originou esse termo. Dessa forma, é possível entender de que forma a preocupação evoluiu a tal ponto a influenciar o surgimento do termo desenvolvimento sustentável que abraça toda a teoria do desenvolvimento e o atual conceito de sustentabilidade. O principal desafio atual dentro deste assunto consiste na elaboração de indicadores que lhe sirvam como ferramentas de avaliação e de ação. Este desafio constitui um passo importante para a consolidação do desenvolvimento sustentável como uma nova teoria de desenvolvimento econômico alternativo às teorias tradicionais.