Acessibilidade

JOSÉ AUGUSTO FERRAZ DE LIMA

José Augusto Ferraz de Lima, brasileiro, divorciado, empresário, Prefeito Municipal de Iranduba, natural de Tarauacá-Acre, nascido em 09 de agosto de 1962, filho de Albanir Teixeira de Lima e de Maria Zélia Avelino Ferraz, pai de três filhos, atualmente esposo da Sra. Luana dos Santos Medeiros, a qual é Secretária de Assistência Social do seu governo.

O Prefeito eleito para o exercício de 2021/2024, veio para Manaus aos 7 (sete) anos, acompanhado de seu pai e mais dois irmãos, em busca de novas oportunidades. Logo após sua chegada, ainda criança, Augusto Ferraz ajudava no sustento de sua família, vendendo dindin de frutas, ovo coberto e pastel.

Aos 15 (quinze) anos, decidiu sair de casa a fim de buscar sua independência e trilhar um novo caminho, principalmente no que tangia a sua vida profissional. Inicialmente, passou a trabalhar como faturista no Armazém Portela, localizado no centro da capital manauara. Ambicioso e cheio de sonhos, realizava jornada dupla, passando a trabalhar no período noturno como lavador de louças no Restaurante Miako, onde num período de um ano, restou promovido ao cargo de garçom.

Com 21 (vinte e um ano) anos, foi contratado para trabalhar no período diurno como vendedor externo na DINEL-Distribuidora de Bebidas, continuando em dupla jornada entre o novo emprego e o supracitado restaurante, encontrava-se em rotina exaustiva, porém o atual prefeito detinha o sonho de se tornar um grande empreendedor.

Assim, em 1988 fundou sua empresa individual no ramo da papelaria, localizada no Bairro São José I. Já em 1992, deixou as atividades paralelas e passou a se dedicar exclusivamente ao seu comércio. Com grande êxito, em 1997 expandiu sua empresa para o centro da cidade, onde ainda possui sede, e demais filiais, contando atualmente, com aproximadamente 187 (cento e oitenta e sete) funcionários.

Entre vários percalços e dificuldades em sua jornada empresarial, em 2015, Augusto Ferraz teve o dois depósitos de sua empresa incendiados, retribuindo-lhe um prejuízo de 5 (cinco) milhões de reais em mercadorias e estrutura predial. Apesar das perdas materiais, o Prefeito disse à época: “Estou feliz por meus funcionários não terem sofrido nenhum arranhão. Em relação aos prejuízos materiais, tenho certeza que serão superados. Juntos, vamos correr atrás e buscar ainda mais prosperidade para a empresa”. Ainda que tenha abarcado ônus deveras penoso, não demitiu nenhum funcionário, e junto com seus colaboradores, têm construído um empreendedorismo com muito amor.

Sobre a vida política de Augusto, iniciou-se em 2011, quando concorreu ao pleito de Vereador da Capital Manauara pelo partido Democratas-DEM, com 2.100 votos, não sendo eleito. Todavia, em 2014 obteve êxito para o mandato eletivo como Deputado Estadual do Amazonas, com o total de 15.463 votos, além de ter sido reeleito em 2018, passando ao marco de 29.663 votos, com um histórico de trabalho expressivamente reconhecido por seus eleitores.

Ante o sonho de ser um grande gestor público, “Ferraz” como é conhecido pelo povo, em 2020 foi eleito Prefeito do Município de Iranduba, com 11.732 votos, em pleito legitimamente democrático, causando comoção nos irandubenses, em carreata com aproximadamente 3 mil carros, fato antes nunca visto na história do município. Em seu primeiro exercício, segue desenvolvendo seu mandato com Compromisso, Competência e Honestidade, o lema de seu governo.