Acessibilidade

Bem vindo a Controladoria Geral- CGM

 

Controladoria

A Controladoria é um segmento da Contabilidade ou da Administração, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática profissionais ambas costumam ficar sob a égide de um único gestor, chamado controlador. É uma área de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, normalmente fora da pirâmide hierárquica da organização.

Com o aumento da competitividade, o avanço da tecnologia, a crescente exigência dos consumidores, entre outros fatores, houve uma mudança no paradigma das empresas exigindo delas uma permanente adaptação a esse novo ambiente.

Diante desse desafio, as organizações devem elaborar um adequado planejamento estratégico que atenda as novas necessidades dos stakeholders (clientes, fornecedores, acionistas, bancos e órgãos fiscalizadores) podendo trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas no presente apoiem as consequências geradas no futuro.
É na gestão dessas situações que está a controladoria, cuja missão é aperfeiçoar o processo decisório garantindo informações adequadas aos gestores em busca de uma eficácia gerencial, assegurando a continuidade do negócio da empresa. É importante que o controlador conheça bem o ramo de atividade da organização, seus objetivos e metas, assim como também ter conhecimentos contábeis e administrativos.

Salienta que as funções da controladoria estão interligadas ao conjunto de objetivos diretamente relacionados com a missão do governo e destaca as seguintes funções:

Subsidiar o processo de gestão: ajudar o processo de gestão dando suporte e apoio para projeções e simulações sobre eventos econômicos que possam afetar as decisões dos gestores;

Elaborar a avaliação de desempenho: a controladoria elabora a análise de desempenho de todas as áreas, dos gestores, da empresa e da própria área;

Apoiar a avaliação de resultado: elaborar a análise de resultado econômico dos produtos e serviços e monitorar e orientar o processo de estabelecimento de padrões.

Gerenciar os sistemas de informação: realizar a padronização e harmonização das diversas informações econômicas transmitidas ao Prefeito.

Atender aos agentes do mercado: através da interação com o meio externo, analisar e mensurar o impacto das legislações no resultado econômico da empresa e apoiar os gestores no atendimento aos diversos agentes do mercado.

Compete a Controladoria;
Monitorar a contabilidade fiscal
Elaborar orçamentos e previsões de negócios
Desenvolver projetos
Gerenciar a tesouraria
Acompanhar o departamento financeiro
Organizar o planejamento tributário
Participar da Previsão Orçamentária Anual
Participar do planejamento estratégico
Elaborar relatórios para tomada de decisões.

 

Titular da pasta: Tiago Sampaio Brito

E-mail para imprensa: controleinternoiranduba@gmail.com

Endereço: Avenida Jaraqui s/n – Centro

Fone: