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Bem-vindo a Casa Civil

CASA CIVIL

A Casa Civil é o órgão diretamente ligado ao Chefe do Poder Executivo, criado originalmente, no plano federal, pelo Decreto-lei n° 920, de 1º de dezembro de 1938, e por simetria estendido aos Estados e Municípios, possuindo status de secretaria de governo.

Em Iranduba a Casa Civil integra a estrutura organizacional da Administração Direta do Poder Executivo, com a finalidade de prestar assistência e assessoramento direto e imediato ao Prefeito no desempenho de suas atribuições legalmente instituídas.
Dentre as atribuições da Casa Civil, destaca-se a análise da formalidade dos atos administrativos emitidos pelo Chefe do Poder Executivo, elaboração, revisão e edição dos atos governamentais oficiais, a gestão e atualização do Sistema de Controle da Legislação Municipal, a operacionalização do Diário Oficial e do Arquivo Público.
O desígnio foi especializar as funções exercidas pelo então Gabinete Civil e definir com maior detalhamento as atividades setorialmente planejadas.
A nova estrutura foi instituída para melhor realizar a revisão, compilação e posterior disponibilização em forma digital dos atos normativos, de forma sistemática e permanente, no sentido de conferir unidade, simplicidade e coerência ao conjunto da legislação municipal.
Este serviço propiciará leis concisas e de amplo acesso, facilidade nas consultas inclusive do Arquivo Público e, acima de tudo, garantir maior efetividade ao plexo legal do município.
Nessa perspectiva, o funcionamento da Casa Civil, como órgão integrante da estrutura organizacional, busca conferir maior assertividade aos atos institucionais e assegurar o conhecimento e o acompanhamento da evolução legislativa municipal, permitindo a participação eficaz do cidadão na organização da nossa cidade.
É a visão de um presente qualitativo com expectativas de um futuro ainda melhor.