Bem vindo ao Meio Ambiente e Sustentabilidade

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Surgiu para promover a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, coordenando e integrando atividades ligadas à defesa do meio ambiente.

A secretaria também é responsável por executar as atividades relacionadas ao licenciamento e à fiscalização ambiental, além de promover ações de educação ambiental, normatização, controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Na atualidade, o termo desenvolvimento sustentável é citado com frequência pelo governo empresas e pela própria sociedade. Compreender a origem desse termo e o mais recente debate deste assunto envolvendo indicadores de sustentabilidade é importante para uma noção ampla de tudo aquilo que o envolve. A trajetória teórica do conceito desenvolvimento econômica, por um lado, e a evolução da preocupação envolvendo a relação da economia com o meio ambiente ao longo dos últimos séculos, pelo outro, constituem a base sobre a qual se originou esse termo. Dessa forma, é possível entender de que forma a preocupação evoluiu a tal ponto a influenciar o surgimento do termo desenvolvimento sustentável que abraça toda a teoria do desenvolvimento e o atual conceito de sustentabilidade. O principal desafio atual dentro deste assunto consiste na elaboração de indicadores que lhe sirvam como ferramentas de avaliação e de ação. Este desafio constitui um passo importante para a consolidação do desenvolvimento sustentável como uma nova teoria de desenvolvimento econômico alternativo às teorias tradicionais.