Acessibilidade

EM IRANDUBA AÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE É INTENSIFICADA PRINCIPALMENTE NESSE PERÍODO CHUVOSO

O trabalho de conscientização de combate à dengue é minucioso. As equipes percorrem os bairros de Iranduba, fazendo vistorias em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados ou qualquer reservatório de água parada e eliminação de focos, são serviços que as equipes realizam. As autoridades municipais alertam a comunidade quanto o crescimento de casos da dengue em Iranduba. De janeiro pra cá já foram confirmados quatro casos da doença e doze estão em investigação.
O QUE É A DENGUE
É uma doença viral transmitida pelo mosquito aedes aegypti, pessoas infectadas pela segunda vez têm o risco de desenvolver doença grave
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça, mancha na pele, dores nos olhos, musculares e articulações. Em casos graves, há hemorragia interna e choque hemorrágico (quando a pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode levar a morte.
TRATAMENTO
Segundo especialistas, não existe tratamento especifico para a dengue. Para sintomas leves o indicado é repouso e manter-se hidratado. Em casos graves, o ideal é procurar imediatamente uma unidade hospitalar
PREVENÇÃO
A medida mais importante na prevenção da dengue é combater o mosquito, suas larvas e ovos. Para isso, é importante não deixar recipientes que possam acumular água ao ar livre. Isto inclui, latas, pneus, baldes, vasos de plantas, garrafas, etc.