Acessibilidade

APARELHO DE RAIO –X DE ALTA POTÊNCIA VAI AJUDAR NO DIAGNÓSTICO DE EXAMES BEM MAIS COMPLEXOS NO HOSPITAL HILDA FREIRE

APARELHO DE RAIO –X DE ALTA POTÊNCIA VAI AJUDAR NO DIAGNÓSTICO DE EXAMES BEM MAIS COMPLEXOS NO HOSPITAL HILDA FREIRE

O aparelho de 500 amperes chegou hoje no hospital regional do município, e foi uma doação da direção do Hospital Infantil Dr. Fajardo, representada pelo  senhor João Carlos.
“O hospital Hilda Freire, já contava com um aparelho de raio-X de 100 aperes, sendo um equipamento de baixa potência que permite realizar exames apenas do tórax e de extremidades do corpo como mão, punho, cotovelo e pé. Diferente de um aparelho de 500 aperes que, além de fazer todos esses, tem a capacidade de realizar exames da coluna, quadril, fêmur e crânio, por exemplo, sendo um aparelho completo no quesito imagem”, disse o técnico em radiologia Ronaldo Navarro.

PARA QUE SERVE UM EQUIPAMENTO DE RAIO-X

Seve para tirar radiografias, que são como fotografias da parte  interna do corpo. Por meio dessas imagens, é possível observar a estrutura anatômica, como ossos e vasos sanguíneos, sem precisar de cirurgias.
O equipamento de raio-X é um dos mais importantes quando o assunto é diagnóstico por imagem. Isso porque o dispositivo foi o precursor de todas as demais tecnologias nessa área, como os aparelhos de tomografia, mamografia e ressonância magnética.

Texto: Carmem Silva
Fotos: Risley Caresto