Acessibilidade

SEPED FIRMA PARCERIA COM A SEMAS DE IRANDUBA PARA CADASTRAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NO MUNICÍPIO

A titular da SEPED (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Viviane Lima, visitou na tarde desta quarta-feira (30) a sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Iranduba, em companhia de técnicos da pasta e também da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (ARSAM).

A comitiva foi recebida pela secretária de assistência social do município, Telma Viana; pela presidente da APAE, Deyse Almeida, entre outras autoridades.

Na ocasião foram entregues 16 cartões do Passe Legal, que garante duas passagens gratuitas em ônibus rodoviários intermunicipais e 50% de desconto para os demais portadores do documento.

A SEPED fechou parceria com a Secretaria de Assistência Social de Iranduba para cadastrar todas as pessoas com deficiência residentes no município, que, segundo a secretária de estado, representam ¼ da população local.

O cadastramento será feito no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Viviane Lima disse na entrevista que a missão da SEPED neste momento é encontrar o seu público alvo e inseri-lo nas políticas da gestão do governador Wilson Lima.

“O ESTADO DO AMAZONAS TEM UM MILHÃO E OITENTA E CINCO MIL PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, E A SECRETARIA FOI ENTREGUE A MIM COM CATORZE MIL PESSOAS CADASTRADAS. ENTÃO, A SECRETARIA VAI TER QUE REALMENTE ENCONTRAR ESSAS PESSOAS E CHAMÁ-LAS PARA QUE OUTRAS POLÍTICAS, PARA QUE OUTROS PROJETOS POSSAM SURGIR EM RELAÇÃO A ISSO. NÓS TEMOS QUESTÃO DE CADEIRAS DE RODAS, NÓS TEMOS KITS SOCIAIS, MEDICAMENTOS, NÓS ESTAMOS JUNTO À SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA PRA ESTAR COBRANDO A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE… ENTÃO, A SEPED ELA ESTÁ DENTRO DE TODAS AS OUTRAS SECRETARIAS; MAS, O QUE É MAIS IMPORTANTE: ELA ESTÁ DENTRO DO CORAÇÃO DO GOVERNADOR!”, declarou.

A secretária Viviane Lima informou, ainda, que nos próximos dias a SEPED vai tratar do Passe Legal nos transportes aquaviários do Amazonas, ao mesmo tempo em que vai buscar a garantia de acessibilidade e outros direitos da pessoa com deficiência.

Em nome do prefeito Francisco Gomes “Chico Doido”, a secretária de assistência social de Iranduba, Telma Viana, agradeceu pela visita da titular da SEPED à cidade e classificou a parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Iranduba como um importante marco na gestão local em relação ao trato para com esse público.

“UM DOS COMPROMISSOS DE CAMPANHA DO NOSSO PREFEITO FOI EXATAMENTE DEDICAR UMA ATENÇÃO ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; E AGORA, PODEREMOS POTENCIALIZAR ESSE TRABALHO COM O APOIO DO GOVERNO DO ESTADO, POR MEIO DA SEPED”, ressaltou Telma Viana.